O QUE É O OSHC?
O plano de saúde para estudantes internacionais (OSHC - Overseas Student Health Cover) é um seguro de saúde que oferece cobertura para despesas com:
Tratamento médico não-hospitalar
Tratamento médico hospitalar
Remédios prescritos pelo médico
Ambulância para atendimento de emergência
CLIQUE AQUI PARA FAZER UM ORÇAMENTO E/OU ADQUIRIR O SEU OSHC COM A BUPA
POR QUE OS ESTUDANTES INTERNACIONAIS PRECISAM DE OSHC?
Exigência de Visto
O Departamento de Imigração exige que todos os portadores de visto de estudante tenham seu OSHC durante sua permanência na Austrália. Condição 8501
A manutenção do OSHC é uma condição obrigatória para o visto de estudante. O Departamento de Imigração avisa que os estudantes internacionais que não tiverem seu OSHC terão o visto cancelado.
Paz de Espírito e tranquilidade sabendo que está assegurado
Um tratamento médico pode ser caro. Estudantes internacionais não têm direito ao Medicare – o sistema de seguro de saúde pública para os Residentes na Austrália. Sem acesso ao Medicare, os estudantes internacionais poderão ter dificuldades para pagamento do tratamento de saúde. Em alguns casos, um tratamento hospitalar pode custar mais de AUD$600 por dia.
O OSHC foi criado para assegurar aos estudantes internacionais um plano de assistência médica durante sua estada na Austrália. O OSHC assegura aos estudantes internacionais acesso à assistência médica apropriada sem precisar passar por dificuldades financeiras.
QUEM TEM DIREITO AO OSHC?
Você tem direito a esse plano se for um “Estudante Internacional”. “Estudante Internacional” tem o significado como descrito no regulamento 48 da Regulamentação Nacional de Saúde 1954, ou seja:
uma pessoa de posse de um visto de estudante; ou
uma pessoa que:
tenha requerido um visto de estudante;
esteja de posse de um visto provisório; ou
estivesse, imediatamente antes da concessão do visto provisório, de posse de um visto de estudante.
Um cônjuge ou dependente poderá estar coberto por uma apólice desde que a apólice seja de um plano familiar.
Um dependente com menos de 18 anos em relação a uma pessoa significa dependência completa ou substancial para apoio financeiro, psicológico ou físico. Quando um dependente atinge a idade de 18 anos, ele deixa de ser um Dependente para as finalidades do OSHC e deve procurar outras opções de seguro de saúde.
POR QUANTO TEMPO PRECISO ESTAR COBERTO?
O governo australiano exige que você possua um OSHC por todo o tempo de sua permanência na Austrália.
Você pode adquirir um OSHC:
Para todo o período do seu visto de estudante
Pelo período mínimo de cobertura, que é de 12 meses, ou pela duração do visto de estudante, o que for menor
Recomendamos que você adquira um OSHC pelo prazo do seu visto, já que:
Você tem direito a um desconto de 5% quando adquire um plano superior a 12 meses
Você ficará protegido de futuros aumentos de preço
Você não precisa se preocupar em renovar sua cobertura
O QUE O OSHC COBRE?
O OSHC BUPA (mais recomendado) oferece uma rede de atendimento médico a estudantes internacionais similar àquela fornecida aos australianos através do Medicare. Além disso, o OSHC BUPA também inclui o acesso a alguns hospitais particulares e cirurgias ambulatoriais, atendimento de emergência por ambulâncias e auxílio para remédios prescritos pelo médico.
ATENDIMENTO NÃO-HOSPITALAR
Serviço Benefício por serviço
Serviços de saúde fornecidos por médicos clínicos gerais (Serviços GP)
Valor do benefício conforme listado no programa de Benefícios Medicare
Serviços de saúde como patologia e radiologia
As taxas do Programa de Benefícios Medicare (Medicare Benefits Schedule - MBS) são uniformes em toda a Austrália e são estipuladas pelo Departamento de Saúde (Department of Health and Ageing) em conjunto com entidades profissionais.
Os benefícios pagos geralmente correspondem a 100% da taxa do Programa para a maior parte dos serviços GP e 85% das taxas do Programa para todos os outros serviços hospitalares. O ‘número do item’ determina o benefício a ser pago. Leia nosso folheto ‘Serviços Não-Hospitalares’ para mais detalhes.
Por exemplo, se o benefício a ser pago corresponde a 85% do programa: o paciente paga a diferença entre a taxa do Programa e o abatimento (conhecido como pagamento complementar).
Alguns médicos, médicos especialistas e empresas de serviço de saúde podem cobrar mais do que o MBS. Se um médico cobrar mais do que o MBS, nós pagaremos 85% do MBS e o paciente deverá pagar o valor restante.
SERVIÇOS HOSPITAIS PÚBLICOS
Serviço Benefício pelo serviço¹
Pacientes admitidos em hospitais para acomodação em enfermarias compartilhadas ou enfermarias particulares100%
Atendimento no mesmo dia como paciente admitido100%
Acidentes e Emergências100%
Serviços médicos e pós-operatórios em ambulatórios100%
e 100% de cobertura para Terapia de reabilitação/ocupacional sujeita às seguintes condições:
Tratamento deve ser recomendado pelo medico que cuida do paciente
Tratamento deve ser recomendado para recuperação de doença ou acidente grave
Tratamento fornecido enquanto estiver admitido como paciente em um hospital
¹O custo é a taxa determinada pelas autoridades de saúde do Estado ou Território para serviços cobrados a um paciente que não seja cidadão australiano.
SERVIÇOS HOSPITAIS PARTICULARES
Serviço Benefício pelo serviço¹
Pacientes admitidos em hospitais para acomodação em enfermarias compartilhadas ou enfermarias particulares100%
Atendimento no mesmo dia como paciente admitido100%
Acidentes e Emergências100%
Serviços médicos e pós-operatórios em ambulatórios100%
e 100% de cobertura para Terapia de reabilitação/ocupacional sujeita às seguintes condições:
Tratamento deve ser recomendado pelo medico que cuida do paciente
Tratamento deve ser recomendado para recuperação de doença ou acidente grave
Tratamento fornecido enquanto estiver admitido como paciente em um hospital
¹O custo é a taxa determinada pelas autoridades de saúde do Estado ou Território para serviços cobrados a um paciente que não seja cidadão australiano.
Você está coberto para tratamento em hospital particular. Entretanto, fique atento já que hospitais particulares podem cobrar mais do que as taxas determinadas pelas autoridades do Estado ou Território, e você terá de pagar a diferença.
PRESCRIÇÃO DE REMÉDIOS
Serviço
Benefício pelo serviço
Limites por Ano
Medicamentos controlados, prescritos e preparados por um profissional médico registrado – benefícios para despesas que excedam o equivalente à contribuição atual do paciente de acordo com o Programa de Benefícios Farmacêuticos (Pharmaceutical Benefits Scheme - PBS) para beneficiários gerais.
Até $50 por item prescrito
Valor máximo por ano civil
Individual $300
Familiar $600
Contribuição de paciente PBS significa o valor por lei que os membros deverão pagar em relação ao custo de uma prescrição antes que o BUPA OSHC inicie o pagamento dos benefícios. Esta contribuição é a mesma de um cidadão australiano que não recebe quaisquer pagamentos.
OUTROS SERVIÇOS
Serviço
Benefício por serviço¹
Próteses implantadas cirurgicamente conforme detalhado na lista de Próteses do Departamento de Saúde do Governo Australiano100%
Serviços de Ambulância
- quando clinicamente necessário para admissão no hospital
OU
- para tratamento de emergência
Nenhum uso de rotina está coberto.100% do valor do transporte
¹O custo é a taxa determinada pelas autoridades de saúde do Estado ou Território para serviços cobrados a um paciente que não seja cidadão australiano.
²Limites são os valores máximos a serem pagos segundo uma apólice padrão de 12 meses e são pro-rata de acordo com o prazo de cobertura da apólice. Os limites se aplicam por pessoa desde que o benefício máximo não tenha sido usado em uma Apólice Familiar.
O QUE NÃO ESTÁ COBERTO?
Serviços que não são cobertos por sua apólice:
Serviços prestados por fisioterapeutas, osteopatas, quiropráticos, naturopatas ou quaisquer outros serviços correlatos.
Medicamentos, drogas ou outros tratamentos não prescritos por um médico ou não incluídos no PBS.
Pagamentos a dentistas ou oculistas.
O pagamento complementar a ser feito por você de acordo com as leis australianas como resultado da cobrança em excesso por parte da empresa de saúde em relação à da taxa do Programa de Benefícios Medicare.
Serviços médicos ou hospitalares resultantes de qualquer evento listado nas Exclusões Gerais.
Benefícios não serão pagos por:
Serviços ou tratamentos realizados como parte de um programa de reprodução assistida, incluindo, mas não se limitando a programas de fertilização in-vitro;
tratamento realizado fora da Austrália, associado ou não a um curso de estudo e incluindo o tratamento necessário no caminho de ida ou volta da Austrália;
tratamento estabelecido antes da chegada do Dependente ou Estudante Internacional à Austrália;
tratamento prestado a um Dependente ou Estudante Internacional nos primeiros doze meses após a chegada na Austrália quando tal tratamento for para uma condição clínica já existente antes da chegada. Esta exclusão não se aplica quando houver um atestado de Profissional Médico, com a nossa concordância, informando que o Dependente ou Estudante Internacional necessitou de tratamento de emergência ou de tratamento para uma condição de risco de morte na Austrália. Não iremos renegar nosso acordo injustamente;
quando a solicitação tiver sido feita para Visto de Estudante de um candidato do exterior que não possuía anteriormente um Visto de Estudante, tratamento prestado a Dependente ou Estudante Internacional nos primeiros doze meses após ter adquirido o plano OSHC quando esse tratamento for devido a uma condição clínica já existente antes da aquisição do plano OSHC. Esta exclusão não se aplica quando houver um atestado de Profissional Médico, com a nossa concordância, informando que o Dependente ou Estudante Internacional necessitou de tratamento de emergência ou de tratamento para uma condição de risco de morte na Austrália. Não iremos renegar nosso acordo injustamente;
tratamento de condições secundárias ou incapacidades surgidas diretamente de condições de incapacidade para as quais se aplicam as sub-cláusulas (d) e (e) serão tratadas de acordo com as disposições das sub-cláusulas (d) e (e), respectivamente;
tratamento para condições relacionadas à gravidez para um Dependente ou Estudante Internacional quando o visto do Estudante Internacional for válido por menos de 3 meses. Esta exclusão não se aplica quando o Dependente ou Estudante Internacional chegou com um visto anterior e o prazo total de permanência contínua é de 3 meses ou mais, isto é, a gravidez não deve ser tratada como uma condição pré-existente. Se um Estudante Internacional com visto inicial de menos de 3 meses de duração obtém um novo Visto de Estudante para aumentar sua permanência em 3 meses ou mais, esta exclusão cessará a partir da data de emissão do segundo visto e a gravidez não deverá ser tratada como uma condição pré-existente;
transporte de Dependente ou Estudante Internacional para dentro ou para fora da Austrália em qualquer circunstância;
cirurgia plástica cosmética facultativa.
HÁ UM PERÍODO DE CARÊNCIA?
Condições pré-existentes
O período de carência para uma Condição Clínica Pré-Existente é de 12 meses a partir da data de sua chegada na Austrália, ou da data de concessão de seu visto de estudante, o que apresentar data posterior. Durante este período de 12 meses, você não poderá reivindicar o pagamento de quaisquer despesas relacionadas a enfermidades, doenças, incapacidades ou distúrbios (ou condição secundária relacionada a esta enfermidade, doença, incapacidade ou distúrbio) que tenha sofrido em qualquer tempo antes de chegar à Austrália, ou antes, da data de concessão de seu visto de estudante, o que apresentar data posterior.
QUANDO COMEÇA MINHA COBERTURA?
Para a maioria dos estudantes iniciantes, a cobertura é providenciada através da sua instituição de educação antes da sua chegada e você estará coberto no momento em que chegar à Austrália.
Para estudantes veteranos (aqueles que já estão na Austrália há algum tempo), a cobertura vai até a data de validade de seu cartão de inscrição. Por favor, verifique se está de posse de seu cartão de inscrição e observe a data de validade para que você conte sempre com sua cobertura.
O SISTEMA DE SAÚDE AUSTRALIANO
A Austrália possui um sistema de saúde nacional que fornece acesso a atendimento de saúde para todos os cidadãos da Austrália, Nova Zelândia ou portadores de visto de residência permanente. A principal parte do sistema nacional de saúde australiano é chamada de "Medicare". O Medicare fornece atendimento de saúde de alta qualidade compatível e acessível a todos os australianos, normalmente oferecidos de forma gratuita nos postos de atendimento.
O Medicare cobre despesas médicas, hospitalares e farmacêuticas, mas não cobre as despesas com hospitais particulares, odontologistas, oftalmologistas e serviços similares. O Medicare não oferece cobertura para atendimento de emergência em ambulâncias ou o transporte para o hospital.
É muito importante que você tenha uma ampla compreensão do sistema de saúde australiano. Se você entender o sistema de saúde na Austrália, você poderá ter acesso aos melhores e mais eficientes tratamentos.
O QUE É UM PROVEDOR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA COM FATURAMENTO DIRETO?
A BUPA OSHC fez um convênio para seus membros com muitos prestadores de serviços de saúde para que faturem diretamente a nós o valor total da cobertura de suas faturas. Isto significa que você simplesmente apresenta seu cartão válido de associado da BUPA OSHC – assim, certifique-se de levar sempre com você seu cartão válido.
Alguns prestadores de serviços de saúde poderão cobrar uma pequena taxa no momento do atendimento, mas o restante da despesa será enviado diretamente aos cuidados da BUPA OSHC.
Você poderá encontrar o Provedor de Assistência Médica com Faturamento Direto mais próximo aqui mesmo on-line, entrando na seção Estudantes deste site.
O QUE DEVO FAZER SE PRECISAR DE TRATAMENTO MÉDICO?
Por favor, notifique imediatamente o BUPA OSHC pelo número 1800 651 349 caso seja encaminhado para tratamento hospitalar.
MÉDICO CLÍNICO GERAL
Se você não estiver em uma situação de emergência médica, o primeiro contato deverá ser feito com um clínico geral (general practitioner - GP) ou com o centro médico ou de saúde local.
Você pode ter acesso a muitos serviços em seu centro de saúde local. Alguns dos serviços disponíveis são:
Clínica geral: check-ups físicos, patologia (exames de sangue), consultas com dermatologistas, orientação nutricional, apoio para parar de fumar, acompanhamento da pressão arterial
Avaliação e tratamento de problemas de saúde e de acidentes
Atendimento de primeiros socorros, quando necessário
Exames de diagnósticos simples: muitos exames disponíveis – podendo incluir teste de gravidez pela urina, exame de urina, verificação da pressão arterial e teste dos níveis de açúcar
Saúde da mulher: orientação contraceptiva, exame de lâmina papanicolau, teste de saúde sexual, exames e orientação na gravidez, exame das mamas
Saúde do homem: teste de saúde sexual, exame da próstata
Orientação de saúde: incluindo orientação sobre problemas de saúde e aconselhamento sobre problemas pessoais
Encaminhamento a serviços médicos especializados
É necessário marcar consulta antes de visitar o seu médico.
A fim de minimizar suas despesas médicas, você deverá comparecer a um centro médico ou GP que encaminhará suas consultas para a BUPA OSHC. Você poderá encontrar os prestadores de serviços de saúde com faturamento direto mais próximos entrando na seção Estudantes deste site. Você precisa apenas mostrar seu cartão válido de associado BUPA OSHC e a conta referente à parcela coberta dos serviços será enviada diretamente a BUPA OSHC.
Se desejar consultar um outro médico, uma lista de nomes, locais e telefones poderá ser encontrada na Lista Telefônica das Páginas Amarelas, L-Z, em Medical Practitioners (Profissionais Médicos) - Guia com os locais de centros médicos mais próximos em seu bairro. Talvez seja exigido que você pague a consulta e submeta um pedido de reembolso a BUPA OSHC para receber seus benefícios.
Tratamento em caso de acidente ou emergência
Todo hospital público tem um departamento 24 horas para atendimento de Emergências e Acidentes, onde você pode buscar auxílio após o horário de expediente normal ou durante os finais de semana. Se você procurar atendimento em um ambulatório, departamento de emergências ou de acidentes, precisará esperar algum tempo até que seja consultado por um médico, a não ser, naturalmente, se for um caso de emergência.
Pacientes com problemas mais urgentes e mais graves são examinados e tratados primeiro. Você somente deverá utilizar esses serviços em situações de emergência.
As pessoas que aguardam em setores de emergência são tratadas de acordo com a gravidade de suas condições clínicas. Os pacientes com problemas de maior urgência são examinados e tratados primeiro. Se você comparecer a um setor de emergência com um problema clínico não muito sério, pode ser preciso esperar para consultar um médico.
TRATAMENTO HOSPITALAR
Se você for encaminhado a um hospital para ser submetido a tratamento, você deverá entrar em contato com a BUPA OSHC imediatamente pelo telefone 1800 651 349. Você precisará fornecer a BUPA OSHC os detalhes do seu tratamento e de sua internação no hospital. A partir daí, poderemos confirmar sua cobertura e ajudá-lo com as providências para pagamento do hospital.
ADMISSÃO EM HOSPITAL PÚBLICO
Geralmente, o BUPA OSHC cobre o custo total de sua internação e tratamento como paciente em enfermaria compartilhada de um hospital público. Como um paciente de hospital público, seus médicos serão indicados pelo hospital. Depois que você tiver alta do hospital, seu tratamento será realizado em clínicas para pacientes externos, em sala particular de hospital especializado ou você será encaminhado para o seu clínico geral local.
ADMISSÃO EM HOSPITAL PÚBLICO
Você poderá escolher ser tratado em um hospital particular. O BUPA OSHC contribuirá com os benefícios para a realização do tratamento e para as acomodações em enfermaria compartilhada. Se você é um paciente particular, talvez precise pagar a diferença entre o valor da consulta do seu médico e o valor estipulado, que é o cálculo estimado pelas autoridades de saúde do Estado ou Território para serviços cobrados a um paciente que não seja residente na Austrália.
Serviços de Saúde Especializados e Particulares
Depois da consulta inicial com seu médico, se você precisar de alguma assistência ou tratamento especializado, seu médico o encaminhará para um clínico especializado.
COMO APRESENTO UMA SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO?
Se você pagar despesas médicas na Austrália, existem duas maneiras de apresentar uma solicitação de reembolso:
ON-LINE
Siga as instruções passo-a-passo para apresentação de uma solicitação de reembolso
Anote o número de referência da solicitação on-line e escreva esse número no verso de todas as suas faturas e/ou recibos originais
PELO CORREIO
Consiga um formulário de solicitação de reembolso:
- com sua instituição
- pelo site da BUPA OSHC http://oshc.bupa.com.au/members-help-guide/make-a-claim
Preencha o formulário de solicitação e anexe suas faturas e/ou recibos originais
Envie o formulário de solicitação e as faturas e/ou recibos originais para oshc@bupa.com.au
É importante manter em seu poder uma cópia de todas as suas faturas e recibos e o número de referência de sua solicitação.
Para que a solicitação seja bem-sucedida, você deverá apresentar:
Todos os Recibos e/ou Faturas originais e
Quaisquer outros documentos relacionados
Envelopes pré-pagos e pré-endereçados estão disponíveis para facilitar o envio de todos os documentos ao BUPA OSHC. Os envelopes são encontrados em sua instituição ou podem ser solicitados através de contato com o BUPA OSHC.
ONDE POSSO OBTER INFORMAÇÕES?
ÁREAS DE AUTO-ATENDIMENTO
Algumas instituições possuem uma Área de Auto-Atendimento do BUPA OSHC, onde os associados têm acesso a:
Informações úteis sobre o BUPA OSHC incluindo formulários de solicitação de reembolso, envelopes pré-pagos e novas informações
Um computador com acesso direto aos links na Internet para http://oshc.bupa.com.au/members-help-guide/make-a-claim
Uma linha de telefone exclusiva que liga diretamente para o BUPA OSHC
REPRESENTANTES PARA ATENDIMENTO AO CLIENTE
O BUPA OSHC possui Representantes para Atendimento ao Cliente presentes nas Áreas de Auto-Atendimento aos Estudantes e nas instituições em vários horários durante a semana. Eles poderão ajudá-lo com quaisquer dúvidas ou perguntas que você tenha.
Verifique junto ao seu Escritório Internacional sobre os representantes do seu BUPA OSHC.
PELO TELEFONE
Se sua instituição não possui uma Área de Auto-Atendimento ou Representantes para Atendimento ao Cliente, você poderá ter acesso às mesmas informações neste site, ou telefonar para 13 OSHC (13 6742) para uma orientação útil e cordial.
COMO FAÇO PARA RENOVAR MEU OSHC?
Se o seu OSHC expirar entes do fim do seu visto de estudante, é sua responsabilidade garantir a renovação do seu OSHC.
Você pode renovar o seu plano:
On-line: fale com a Vetor Mundo e faremos o pedido do seu seguro e/ou extensão usando seu cartão de crédito
No campus: Você pode conversar na escola que eles passarão os detalhes para a Vetor Mundo e fecharemos seu seguro. Depois de renovar seu OSHC, seu novo cartão de associado será enviado automaticamente.
Se você precisar solicitar uma prorrogação de seu Visto de Estudante, você precisará provar ao Departamento de Imigração que possui um OSHC.
O QUE ACONTECE SE EU ESQUECER DE RENOVAR MEU OSHC?
Você é responsável por garantir que seu OSHC esteja sempre válido.
Se você deixar que sua apólice perca a validade durante o período do visto de estudante, e desejar renovar seu OSHC durante a vigência do seu visto de estudante, você precisará pagar os valores relativos ao tempo decorrido. Nenhum benefício será pago quando solicitado durante o período em que seu plano OSHC tiver perdido a validade.
VOU VOLTAR PARA CASA NAS FÉRIAS, POSSO SUSPENDER MINHA INSCRIÇÃO?
A BUPA OSHC oferece 'Créditos de Férias‘ para portadores de apólices que deixem a Austrália por mais de 30 dias durante a vigência do seu plano BUPA OSHC.
Para se inscrever no Crédito de Férias:
Você deverá apresentar uma apólice BUPA OSHC VÁLIDA quando solicitar seu ‘Crédito de Férias’
Se sua apólice BUPA OSHC expirar durante a sua ausência, você deverá renovar sua apólice, com data retroativa à data em que expirou, antes de solicitar seu 'Créditos de Férias’
Você deverá se ausentar da Austrália por um período de 30 dias ou mais
Você deverá solicitar seu 'Créditos de Férias‘ até 30 dias após seu retorno à Austrália
Para solicitar uma extensão de sua apólice junto a BUPA OSHC, entre em contato com seu Representante BUPA OSHC local no campus ou telefone para Estudantes Internacionais:1800 888 942 na Austrália e +61 3 9937 4223 de fora da Austrália. Você deve entrar em contato com o BUPA OSHC até 30 dias após seu retorno à Austrália para solicitar uma extensão de sua filiação.
Para mais informações, consulte o folheto 'Crédito de Férias'.
ESTOU DEIXANDO A AUSTRÁLIA E MEU OSHC AINDA NÃO EXPIROU, POSSO OBTER UM REEMBOLSO?
O BUPA OSHC irá fornecer um reembolso (parcial ou total) de seus pagamentos se:
você pagou por um OSHC e não viajou até a Austrália para iniciar seus estudos
seu visto de estudante não foi prorrogado ou foi cancelado
você precisou interromper os estudos e deixar a Austrália antes do fim de um período aprovado de permanência, por razões fora do seu controle
você terminou seus estudos mais cedo e está deixando a Austrália
você obteve a concessão do visto permanente de residência na Austrália
você contratou um OSHC com outro prestador
A BUPA OSHC não irá reembolsar pagamentos relativos a períodos inferiores a um mês.
http://www.bupa.com.au/staticfiles/BupaP3/Health%20insurance/MediaFiles/PDF/oshc-brochure-portuguese.pdf