
Para ver um especialista em medicina na Austrália (dentre os mais procurados os Dermatologistas, Gastroenterologistas, Pneumologistas, Ginecologistas, Oftalmologistas, Psicólogos e Dentistas) você precisa primeiro consultar com um GP (General Practitioner, o Clínico Geral), que fará inicialmente fazer uma avaliação do seu estado de saúde escreverá uma carta de encaminhamento ao especialista apropriado que irá realizar o seu tratamento.
Esta carta contém informações sobre seu histórico médico, medicamentos e condições atuais, além de uma descrição da questão médica para a qual você está sendo encaminhado para tratamento. Ao fazer uma consulta com um especialista, a recepcionista solicitará uma cópia da sua carta de encaminhamento (caso não tenha sido enviada diretamente pelo GP). Na Austrália, os especialistas de cada área e os GPs trabalham juntos. Se você vê um especialista, eles terão correspondência com seu GP sobre seu tratamento e progresso. Seu GP também se comunicará com seu especialista sobre problemas de saúde em curso que possam ser relevantes. Por exemplo, pacientes com uma condição de saúde crônica, como a asma, podem ter sua condição administrada por seu GP e só precisam ver um especialista quando a asma ataca.
Os estudantes internacionais e turistas geralmente se confundem com o sistema de referência da Austrália. Kathy Matthews da Allianz Global Assistance disse: "O próprio sistema de saúde australiano e os processos de reembolso são o maior problema relacionado à cobertura de saúde dos visitantes no exterior, por exemplo, cartas de encaminhamento a um especialista, encaminhamento para patologia, encaminhamento para raios-x, que são cartas necessárias também na hora do pedido de reembolso da consulta".
Esteja ciente de que muitos provedores especializados muitas vezes cobram valores mais altos do que o valor coberto/reembolsado pelo Seguro Saúde. É sempre uma boa idéia perguntar ao GP se é possível fazer a referência a um especialista que trabalhe com o Seguro que você adquiriu a sua apólice, assim a consulta pode acabar sendo gratuita, ou pelo menos muito mais em conta.
Observe: Nem todas as visitas a especialistas atrairão um desconto da OSHC. "Tratamentos Dentais e Óticos não são cobertos pelo sistema de saúde Australiano, nem para residentes australianos e nem para visitantes e estudantes internacionais", disse Matthews. Muitos especialistas irão cobrar um valor mais alto que o coberto pelo seguro. Dentistas e profissionais de saúde aliados (por exemplo, fisioterapeutas, podólogos, quiroprátas, psicólogos, nutricionistas) não exigem encaminhamento do seu GP e também não são coberto pela maioria dos Seguro. No entanto, algumas condições de saúde podem dar direito a reivindicar uma parte da sua consulta de saúde aliada.